A verdadeira Marilyn Monroe

09:13

Marilyn Monroe em 1946 Fotografia: Andre de Dienes.

Norma Jeane Mortensen era o seu nome antes de ficar conhecida mundialmente como Marilyn Monroe. 

Uma mulher bem a frente de seu tempo. Livre e feminista, nasceu em uma época onde não se esperava muito das mulheres a não ser cuidarem dos filhos e da casa.
E foi justamente isso que aconteceu quando se viu obrigada a casar aos 16 anos com o namorado Jimmy Dougherty. A mãe de Marilyn era esquizofrênica, com isso ela passou sua infância toda entre orfanatos e lares; se não se casasse, Marilyn seria obrigada a retornar à um dos orfanatos. Sem opção, casou-se com o marinheiro ao qual namorava a apenas seis meses.
Após a relocação de seu marido na marinha, Marilyn que já tinha abandonado a escola, começou a trabalhar em uma fábrica de munições, onde foi descoberta por um fotógrafo. 
Entre as idas e vindas de seu marido e uma vida entediante como dona de casa, Marilyn começou a trabalhar como modelo, o que não deixou seu marido muito feliz, levando-os ao divórcio em 1946.

Marilyn Monroe e seu primeiro marido, James Dougherty, no dia do seu casamento.

Em 1949 Marilyn posou nua para um fotógrafo, ensaio ao qual recebeu apenas 50 dólares, (Mais tarde, os negativos foram vendidos para Hugh Heffner - dono da revista playboy - que pagou 500 dólares para usar as fotos na primeira edição da revista, que acabou sendo um sucesso e fazendo fortuna com a edição) Marilyn não ganhou um tostão a mais.

Marilyn Monroe em seu primeiro trabalho como modelo na fábrica de monições, 1945.
Foi no começo dos anos 50 que a jovem foi obrigada a pintar o cabelo de loiro e criar a imagem de ''sexy simbol'' em seus filmes. Com o grande crescimento de sua carreira, Marilyn não se contentava em ser apenas uma atriz, ela queria ser uma ótima atriz. Fez aulas de teatro em NY, gostava de escrever e lia muito, o que mais gostava de fazer no seu tempo livre, levando-a de uma jovem sem estudo á uma adulta com um QI de 168, maior que Albert Einstein, a quem ela chegou a conhecer e de quem recebeu uma foto autografada que guardava com muito carinho.
Ansiosa, sofria muito em sempre querer uma atuação perfeita, o que fazia com que sofresse dos nervos e precisasse de medicação controlada.

Ao contrário da imagem que temos de que Marilyn era uma mulher cheia de curvas, ela tinha 1,66 de altura, 94 centímetros de busto, 61 de cintura, 89 de quadril, vivia fazendo dietas e não pesava mais que 60 kilos.

Marilyn Monroe, 1953.
Marilyn sofria muito com seus problemas de infância, relacionamentos e constantes problemas com seus papéis. Teve um tempo onde faltava muito e chegava atrasada aos sets de filmagens com muitas desculpas de doença, pois não queria mais apenas trabalhar em papéis de comédia com a famosa imagem de mocinha inocente e burra. Marilyn queria papéis onde pudesse mostrar seu poder como atriz dramática. Fundou então a sua própria empresa de produção cinematográfica, a Marilyn Monroe Productions (MMP), buscando aprimorar seu desempenho como atriz, foi ai então que a sua carreira começou a se estabilizar, dando a ela como produtora independente o troféu de melhor atriz no globo de ouro.

Marilyn Monroe segurando o seu troféu do Golden Globe em 1960.
Casou-se ao todo 3 vezes e apesar do grande sonho de ser mãe, nunca conseguiu ter filhos, sofreu de abortos não intencionais mais de 10 vezes. 

Entre sua inteligência e ótimo gosto musical (gostava de ouvir artistas como: Beethoven, Mozart e Louis Armstrong), foi grande incentivadora da carreira de Ella Fitzgerald, cantora negra que teve o início da carreira marcada pela segregação racial nos EUA, com quem fez frequentes aulas de canto. Marilyn fazia questão de ir aos seus shows e sentar-se na cadeira da frente para ouvi-la e apoia-la.

Depoimento de Ella Fitzgerald sobre Marilyn Monroe:

''Eu devo a Marilyn Monroe uma verdadeira dívida... foi por causa dela que eu me apresentei na Mocambo, uma casa noturna muito popular nos anos 50. Ela ligou pessoalmente para o dono da Mocambo e lhe disse que ela queria que ele me agendasse imediatamente, e se ele o fizesse ela estaria na mesa da frente todas as noites [que eu me apresentasse]. Ela disse a ele—e isso era verdade, devido ao status de superstar da Marilyn—que a imprensa enlouqueceria. O dono da Mocambo disse que sim, e Marilyn estava lá, na mesa da frente, todas as noites. A imprensa delirou. Depois disso, eu nunca tive que cantar em pequenos clubes de jazz novamente. Ela era uma mulher incomum—um pouco à frente de seu tempo. E ela não sabia disso.''

Ella Fitzgerald e Marilyn Monroe em 1954.
Marilyn foi muito mais que apenas uma imagem de mulher bonita e sensual, era um mulher real, com sonhos e vontades reais, mas que foi tomada por uma onda de fama e exposição além do que podia aguentar. Conhecida hoje por ser ligada a muitas notícias chocantes e frases clichês, Marilyn foi uma mulher quebradora de padrões e nunca teve medo de ser ela mesma. Tinha coragem para falar sobre nudez, sexo e homens em uma época onde as mulheres mal podiam expressar opiniões. 

Durante sua carreira, os filmes de Marilyn Monroe arrecadaram mais de U$ 200 milhões para a indústria do cinema, mas ela não possuía grande fortuna e apesar de a rotularem com a imagem de uma mulher que era apaixonada por diamantes, ela só tinha um colar favorito e era feito de pérolas. Infelizmente Marilyn morreu muito jovem, com apenas 36 anos de idade, vítima de overdose pelos seus calmantes.


Texto: Bruna Carolina
Fontes e inspirações: History/Uol/Exame/KB

Você também vai gostar:

Comentários
0 Comentários

0 comentários

Obrigada por sua visita! Deixe seu comentário e sinta-se a vontade para voltar quando quiser.