Para se inspirar: Conheça os estilos das pin-ups brasileiras

11:43


Algumas postagens atrás contei aqui no blog um pouco da história, significado e como surgiram as pin-ups. Nessa mesma postagem também falei sobre as várias temáticas dentro desse mesmo estilo e isso me inspirou a escrever a postagem de hoje.
Desde que comecei o meu blog tive a oportunidade de conhecer muitas mulheres que são adeptas ao estilo vintage & retrô e após pensar bastante sobre o assunto, notei que além de serem pin-ups no dia a dia, cada uma dessas mulheres tinham estilos diferentes. Mas será possível que um estilo possa mesmo ter tantas vertentes?

De mais fofa até a mais dark, existem diversas sub-categorias dentro do mundo das pin-ups. Hoje você vai conhecer algumas pin-ups brasileiras, seus estilos, inspirações e gostos. Cheias de charme e personalidade, são elas:

Fotografia: Flávio Bataiola.
Pin-up: Aurora D’Vine
Estilo: Burlesco

Meu nome é Cinthia Isabel e sou jornalista. Trabalho com a personagem Aurora D’Vine dentro do universo burlesco e pin-up. Tenho dedicado os últimos meses a pesquisa e laboratórios, a fim de resgatar a cultura brasileira das décadas de 1940 e 1950, mais propriamente relacionadas ao Teatro de Revista, nossas Vedetes e nossa música. Somos grandes entusiastas da divulgação da dança burlesca no Brasil, tanto que grandes festivais já acontecem por aqui, como o “Yes, Nós Temos Burlesco”, no Rio de Janeiro, e o “Brasília Burlesque Festival”. Em minhas pesquisas, tenho entrevistado vedetes do passado, pensando no desenvolvimento de um projeto maior.

Recentemente, tenho me envolvido na organização do concurso de pin-up do The Sailor Legendary Pub, estando com eles há três anos. Há pelo menos sete anos iniciei trabalhos dentro da cultura vintage, me especializando em maquiagem e penteados da época. Cheguei a vencer um concurso de pin-up no ano de 2011, na cidade de São Bernardo do Campo. Participando de várias campanhas e editoriais que resgatam o vintage, tenho trilhado um caminho muito bacana, recebendo sempre o carinho de pessoas que curtem a cultura e querem saber mais sobre a história.

Fotografia: Marcello Garcia.
Pin-up: Bianca Gouvêa
Estilo: Horror

Meu estilo pin-up se adaptou muito a um gosto já antigo por filmes de horror. O universo vintage se fixou na minha vida quando comecei a trabalhar em uma loja de antiguidades, lá conheci melhor e me encantei ainda mais pelo estilo pin-up. Através de livros e revistas da época comecei a recriar em mim, mas a principio sempre considerei o estilo muito fofo, bem cheesecake, vertente que acho maravilhosa mas não combina nada comigo, em meio a essa crisa existencial rs, acabei descobrindo infinitos filmes através de um box de cards "B-Movie Posters" lá da loja, então assisti um por um e fui amando a cada dia mais, até os clássicos da Universal que eu sempre amei passei a assistir com outros olhos.

Sempre tive uma queda por coisas mais sombrias, e conseguir mesclar o vintage com o horror considero um belo feito, representa completamente o que sou. Hoje diria que minha maior fonte de inspiração são os filmes lado A e B dos anos 20 aos 50, e tento procurar atrizes que viviam isso na época também, atrizes que carregam um grande currículo em filmes de horror.

Gosto de pegar pequenos elementos e detalhes dos filmes, cartazes, figurinos e personalidades dos personagens e recriar para mim, tanto para poses em fotos, cortes de roupa, estilo de penteado, tabela de cores. Além de filmes sou bem curiosa com o lado sombrio dos anos 10, 20... Gosto de pesquisar sobre histórias reais, muitas coisas aconteceram nessas décadas, jogos de tabuleiro como ouija passaram a ser usados rotineiramente sem muito conhecimento, mulheres jogavam nos encontros de chá da tarde. E acredite ou não, eu acho tudo isso muito mágico.
Tudo relacionado ao horror me encanta, principalmente dentro do universo vintage, pensando assim, resolvi fundar esse ano a minha própria marca de casquetes, a Dracurella Head Pieces, onde eu tento mesclar os dois universos em um acessório super retrô.

Fotografia: Tainá Lossëhelin.
Pin-up: Daise Alves
Estilo: Rockabilly

Entre os estilos de pin-up, acredito que eu me identifico mais com a "Rockabilly Girl". Saia lápis, calça de cintura alta com a barra dobrada, blusas amarradas na cintura, topete, bandanas, são alguns dos elementos que representam o estilo e que gosto muito de usar. Minhas referências são diversas, pesquiso muito na internet, principalmente no pinterest e no instagram, vejo o que outras garotas gostam de usar, o que combina com o que e vou adaptando as minhas características.

Quando adolescente eu sempre tive um estilo mais alternativo com uma pegada mais "roqueira", e ao iniciar a fase adulta busquei referências para que eu pudesse manter um estilo alternativo, mas que fosse mais feminino. Eu sempre gostei muito de história e já usava umas coisas retrô, mas não sabia que havia um nome para esse estilo "pin-up", até que uma garota que trabalhava comigo comentou que eu parecia aquelas garotas de antigamente, mostrei uma foto para ela para que ela pudesse confirmar e ela disse que era isso mesmo. Fui pesquisar mais sobre a imagem e descobri o que era pin-up. Eu já carregava isso em mim e me identifiquei ainda mais, me aprofundando cada vez mais no assunto. Aos pouquinhos fui me adaptando ao estilo, buscando sempre referências que pudessem me inspirar.

Daí surgiu a ideia de criar o blog Mente Flutuante Retrô, como um espaço para que eu pudesse compartilhar minhas descobertas e gostos. Desde então, além do estilo, tenho me dedicado cada vez mais à estudos em que eu possa me aprofundar no tema e ampliar meu conhecimento. Hoje, além das pesquisas para o blog Mente Flutuante Retrô, também sou editora do Universo Retrô, junto com a Miss De-Lovely. Acredito que o estudo é muito importante para compreender seu estilo e se autoconhecer.

Fotografia: Bruno Pelissari.
Pin-up: Juliana Boiger
Estilo: Western

Quando comecei a fazer fotografias pin-up meu estilo era bem mais cheesecake, rockabilly e clássico, mas como o Country é o tipo de música que mais gosto acabou sendo mais natural assumir o estilo de vez conforme fui refinando meus gostos...
Já conhecia um pessoal que curtia country, mas no geral quem curtia esse tipo de música utilizava só alguns itens da indumentária country/western e tudo muito voltado para o rock'n'roll nunca o look completo, então inspirada por algumas ilustrações de cowgirls do Gil Elvgren, em especial uma tela chamada "Howdysister" decidi incorporar essa estética para o meu trabalho como pin-up.
Mesmo sendo uma "garota da cidade" desde pequena eu frequentava o Rancho Dallas da família Van Wilpe que tem um saloon inspirado nos Honky Tonks americanos, cheio de objetos da história da minha família, coisas típicas de celeiro e artigos trazidos dos EUA, acho que tudo isso que vivo hoje foi despertado ali na infância - tanto que fiz questão de me casar lá novembro do ano passado! O casamento foi completamente voltado para o estilo e todo feito com muito carinho por nós (já que ainda é muito difícil encontrar esse tipo de coisa no Brasil, então fizemos TUDO sozinhos! rs)

A paixão por esse universo cresceu ainda mais quando conheci meu marido, Rocha, em 2010 que compartilha comigo o amor pelo Country. Em 2012 formamos a banda Hick Sisters and The Rebels em que eu dividia os vocais com a pin-up Larissa Lady Cat, o repertório era basicamente Country-a-billy e foi outro ponto importante na minha trajetória dentro do estilo. O ponto ALTO mesmo, foi ter sido a primeira brasileira a conquistar um titulo como Miss no Viva Las Vegas usando western wear (mesmo que parecesse esquisito para os americanos, pelo fato de eu ser de outro país, rs).

Hoje vejo que o estilo está cada vez mais em alta e tem muitas outras pin-ups aderindo, o que me deixa feliz pois no começo sofria um certo "preconceito" quando assumi o estilo (talvez por ser algo muito diferente e chamativo) mas agora vejo que não estou sozinha e não sou a única louca! rs

Fotografia: Marcello Garcia.
Pin-up: Marilia Skraba
Estilo: Cheesecake

Não sei exatamente se consigo me definir em somente um estilo de pin-up, acredito que a graça em viver neste universo é justamente poder flutuar entre várias vertentes da moda retrô.
No geral o estilo que uso com mais frequência é o cheescake, as saias rodadas e os tons mais pastel combinam bem com eventos diurnos, e combinam comigo por externar minha personalidade doce e romântica. Sou mais associada a esta vertente, pois ela está muito presente em minhas criações, nas roupas que desenvolvo para minha marca Sundae Inc, coloridas, delicadas, divertidas.

Para outros tipos de evento, principalmente os relacionados ao Burlesco, misturo o classic hollywood com alguns itens fetichistas como corsets e materiais de vinil. Já tive ocasiões em que precisei abusar de outros estilos como o navy, militar ou tiki, tudo depende do evento, da proposta, o que torna divertidíssimo ser uma pin-up!

Fotografia: Rodrigo Manhães
Pin-up: Srta Tata
Estilo: Clássico

Fiz alguns trabalhos como modelo antes de adotar o estilo que tenho hoje. Sempre trabalhei com produção fotográfica e eventos, e isso também influenciou meu interesse em conhecer melhor toda a história da moda e referências artísticas das décadas de 40 e 50. O gosto pelo vintage veio através das músicas, filmes e o glamour da década de 50, que é a que mais me encanta, e o outro lado da história, que também mostra toda a força e luta das mulheres para conquistarem seus direitos e liberdade. Como maior inspiração de moda, estilo e personalidade tenho a bombshell Brasileira Carmen Miranda, que conquistou o mundo com seu talento, carisma, estilo e personalidade. Acredito que toda mulher tem que ter um estilo único e que represente sua personalidade e Carmen sempre transmitiu isso.
Em 2011, decidi abrir um negócio próprio, voltado para o estilo vintage e retrô, pois creditava que havia uma escassez em encontrar acessórios com essa temática, então vi a necessidade de trazer para o mercado acessórios que fossem exclusivos e inspirados nas décadas de 40 e 50, que são as mais adotadas pelos admiradores da cultura vintage, e foi assim que nasceu a minha loja on-line Querida Srta..
Em 2014 participei e ganhei o  concurso de Miss Pin-Up Santa Catarina Custom Show, um evento voltado para a cultura custom, vintage e retrô, que acontece em Santa Catarina. Busquei referências em penteados e roupas que remetiam á época de ouro de Hollywood e optei por desenhar um vestido godê vermelho de veludo alemão para a apresentação oficial no evento.

Na minha opinião ser uma pin-up não é só usar uma roupa e fazer algumas fotos, temos que saber o peso que este estilo carrega. Atualmente ser pin-up é ter atitude e direito de escolha! Quanto as roupas, podemos viver o estilo no dia-a-dia sem gastar muito, vale a pena fazer garimpos em brechós, costurar ou mandar fazer nossas próprias roupas, adequando o estilo à nossa personalidade e biotipo.


Como não amar essas mulheres maravilhosas? Gostou, quer conhecer o trabalho de cada uma e acompanhá-las nas redes sociais? Segue abaixo as informações que você precisa:

   Aurora D'Vine:
   Página no facebook: Aurora D'Vine
   Instagram: @aurora_dvine
   Bianca Gouvêa:
   Página no facebook: Dracurella
   Instagram: @dracurella
   Loja: Dracurella Head Pieces

   Daise Alves:
   Blog: Mente Flutuante Retrô
   Instagram: @menteflutuante
   Juliana Boiger:
   Página no facebook: Julie Van Wilpe
   Instagram: @howdysister
   Marilia Skraba:
   Página no facebook: Marilia Skraba
   Loja: Sundae Inc.
   Instagram: @mariliaskraba
   Stra Tata:
   Página no facebook: Srta. Tata
   Loja: Querida Stra.
   Instragram: @srtatata

Você também vai gostar:

Comentários
0 Comentários

0 comentários

Obrigada por sua visita! Deixe seu comentário e sinta-se a vontade para voltar quando quiser.