Ayrton Senna: O herói brasileiro que conquistou o mundo
05:40Fotografia: Norio Koike - ASE, 1992. |
O destaque de Ayrton nas competições chamou a atenção das equipes de Fórmula 1 e em 1983, ele foi convidado para testar o carro da equipe Williams, uma das maiores da categoria. Senna bateu o recorde do carro na pista de Donington Park e deixou todos de boca aberta. A velocidade e a sua habilidade na chuva lhe garantiram atuações inesquecíveis, que ainda o fazem ser considerado o melhor piloto de Fórmula-1 de todos os tempos.
Ayrton Senna, 1984. |
Pela Lotus, conseguiu seis vitórias, a sua primeira no GP de Portugal de 1985.
A fase áurea de Senna começou quando ele se transferiu para a equipe McLaren onde permaneceu entre 1988 até 1993. No carro vermelho e branco, ele conquistou três campeonatos (1988, 1990 e 1991) e 35 vitórias. Nos seus dois primeiros anos no novo time, foi companheiro de equipe do francês Alain Prost, considerado seu maior rival na F1. A rivalidade entre Senna e Prost fez aumentar a audiência da categoria trazendo ainda mais popularidade para o esporte.
Senna e Prost - GP do Japão, 1988. |
Adriane Galisteu e Ayrton Senna, 1993. |
A partir de 1992, a equipe Willams passou a ter um desempenho superior a McLaren e Senna viu diminuir suas chances de conquistar outros títulos. Por isso, em 1994, mudou para a Willams e tornou-se novamente o favorito ao título. Para seu azar, não conseguiu terminar as duas primeiras corridas. Na terceira etapa, liderava o GP de San Marino quando seu carro saiu da pista na curva Tamburello e chocou-se com uma mureta de proteção a quase 300 km/h. No dia 1 de maio de 1994 o Brasil e o mundo parou com a notícia da morte de Senna, com apenas 34 anos de vida.
Ayrton Senna, 1984. |
Curiosidades:
- Seu apelido na infância era Beco
- Ganhou seu primeiro kart aos 4 anos de idade, feito pelo próprio pai, com um motor de máquina de cortar grama.
- Em 1983, Senna correu uma prova da Fórmula 3, na Inglaterra, com o carro sem os freios.
- Senna recebeu o título de Piloto de Caça Honorário da Força Aérea Brasileira em 1987.
- Um dos maiores sonhos de Ayrton era ajudar o Brasil a diminuir a desigualdade social. Após sua morte, a família Senna, criou o Instiuto Ayrton Senna; ONG que desenvolve projetos educacionais para crianças carentes.
- Prost, seu principal rival na F1, é hoje um dos principais colaboradores do Instituto.
- O governo brasileiro declarou três dias de luto oficial após sua morte.
- A família de Ayrton não deu prioridade alguma para Adriane Galisteu (sua atual namorada na época) fazendo-a esperar para entrar no velório na mesma fila que os fãs. Após entrar, permaneceu por pouco tempo, pois foi expulsa por um policial. Algumas pessoas atribuem esse descaso à irmã de Senna, que era (é) amiga de Xuxa (ex namorada de Ayrton).
Senna: O brasileiro. O herói. O campeão. |
''Quando penso que cheguei no meu limite descubro que tenho forças para ir além.''
Ayrton Senna
Fontes e inspirações: BrasilEscola/Veja/MemorialGlobo/WK
0 Comentários