Ayrton Senna: O herói brasileiro que conquistou o mundo

05:40

Fotografia: Norio Koike - ASE, 1992.
Ayrton Senna da Silva nasceu em São Paulo no dia 21 de março de 1960. Muito incentivado pelo pai, participava de campeonatos de Kart e aos 14 anos conquistou seu primeiro título, em 1974. No início da década de 80, mudou-se para a Europa para competir na Fórmula Ford, tornando-se bicampeão e conquistando o título em 1983 na Fórmula 3 Britânica.

O destaque de Ayrton nas competições chamou a atenção das equipes de Fórmula 1 e em 1983, ele foi convidado para testar o carro da equipe Williams, uma das maiores da categoria. Senna bateu o recorde do carro na pista de Donington Park e deixou todos de boca aberta. A velocidade e a sua habilidade na chuva lhe garantiram atuações inesquecíveis, que ainda o fazem ser considerado o melhor piloto de Fórmula-1 de todos os tempos.

Ayrton Senna, 1984.
Estreou na Fórmula 1 em 1984, guiando uma Toleman. Mesmo em uma equipe considerada pequena, terminou o seu primeiro campeonato na nona colocação, com um segundo lugar no tradicional GP de Mônaco. Nos três anos seguintes, competiu pela Lotus, uma equipe maior, conquistando a quarta colocação em 1985 e 1986 e a terceira em 1987.
Pela Lotus, conseguiu seis vitórias, a sua primeira no GP de Portugal de 1985.

A fase áurea de Senna começou quando ele se transferiu para a equipe McLaren onde permaneceu entre 1988 até 1993. No carro vermelho e branco, ele conquistou três campeonatos (1988, 1990 e 1991) e 35 vitórias. Nos seus dois primeiros anos no novo time, foi companheiro de equipe do francês Alain Prost, considerado seu maior rival na F1. A rivalidade entre Senna e Prost fez aumentar a audiência da categoria trazendo ainda mais popularidade para o esporte.

Senna e Prost - GP do Japão, 1988.
No final da década de 80, o Brasil havia recém-saído da ditadura e passava por um momento econômico difícil e o percentual de brasileiros na linha da pobreza havia aumentado. O brasileiro não tinha muito do que se orgulhar, mas Senna fazia questão de afirmar sua nacionalidade e desfilava com a bandeira nacional em suas vitórias. Esses gestos e a exploração se sua imagem na televisão contribuíram para que o povo o chamasse de ''Herói Brasileiro''.

Adriane Galisteu e Ayrton Senna, 1993.
Ayrton teve um caso com a apresentadora Xuxa, mas realmente se apaixonou pela modelo Adriane Galisteu, com quem permaneceu em relacionamento até sua morte. Os dois se conheceram através de um amigo de Ayrton enquanto Adriane trabalhava como grid girl em Interlagos, no Grande Prêmio Brasil de 1993.

A partir de 1992, a equipe Willams passou a ter um desempenho superior a McLaren e Senna viu diminuir suas chances de conquistar outros títulos. Por isso, em 1994, mudou para a Willams e tornou-se novamente o favorito ao título. Para seu azar, não conseguiu terminar as duas primeiras corridas. Na terceira etapa, liderava o GP de San Marino quando seu carro saiu da pista na curva Tamburello e chocou-se com uma mureta de proteção a quase 300 km/h. No dia 1 de maio de 1994 o Brasil e o mundo parou com a notícia da morte de Senna, com apenas 34 anos de vida.

Ayrton Senna, 1984.
Sua morte colocou em evidência a questão da segurança dos carros e dos circuitos automobilísticos. Após muitas investigações, a perícia concluiu que o piloto brasileiro perdera o controle do carro devido à quebra da coluna de direção. Os responsáveis técnicos da Williams – incluindo Frank Williams, dono da escuderia – foram indiciados por homicídio culposo, negligência e imprudência em novembro de 1996. Um ano depois, no entanto, todos foram absolvidos.

Curiosidades:

  •  Seu apelido na infância era Beco
  • Ganhou seu primeiro kart aos 4 anos de idade, feito pelo próprio pai, com um motor de máquina de cortar grama.
  • Em 1983, Senna correu uma prova da Fórmula 3, na Inglaterra, com o carro sem os freios.
  • Senna recebeu o título de Piloto de Caça Honorário da Força Aérea Brasileira em 1987.
  • Um dos maiores sonhos de Ayrton era ajudar o Brasil a diminuir a desigualdade social. Após sua morte, a família Senna, criou o Instiuto Ayrton Senna; ONG que desenvolve projetos educacionais para crianças carentes.
  • Prost, seu principal rival na F1, é hoje um dos principais colaboradores do Instituto.
  • O governo brasileiro declarou três dias de luto oficial após sua morte.
  • A família de Ayrton não deu prioridade alguma para Adriane Galisteu (sua atual namorada na época) fazendo-a esperar para entrar no velório na mesma fila que os fãs. Após entrar, permaneceu por pouco tempo, pois foi expulsa por um policial. Algumas pessoas atribuem esse descaso à irmã de Senna, que era (é) amiga de Xuxa (ex namorada de Ayrton).
Para assistir: 
Senna: O brasileiro. O herói. O campeão.
Disponível em links online e no netflix, o filme conta a tragetória de vida de Ayrton, com entrevistas, imagens excluivas, sua rivalidade com Prost e intimidade. Para quem é fã e é apaixonado por histórias motivacionais esse filme é uma ótima opção.

''Quando penso que cheguei no meu limite descubro que tenho forças para ir além.''
Ayrton Senna

Fontes e inspirações: BrasilEscola/Veja/MemorialGlobo/WK

Você também vai gostar:

Comentários
0 Comentários

0 comentários

Obrigada por sua visita! Deixe seu comentário e sinta-se a vontade para voltar quando quiser.